Pai em Casa

Um estudo recente mostrou que meio milhão de homens não se importa de ficar em casa a cuidar das crianças se a mulher for para o mercado de trabalho.

Muitos homens dizem 3 cervejas e vamos para casa, já eu, nenhuma cerveja: Se a minha parceira fizer dinheiro suficiente, eu não me importo de ser o dono de casa.
5da048e0849984c7_shutterstock_279005339

Desde muito pouco tempo, podemos dizer que o que achamos que era normal ontem em casa, já não o é hoje.

Podemos dizer que esta é a era dos pais que ficam em casa. Mas mesmo sendo algo que é muito normal, ainda há quem não veja um pai que fica em casa e é o primeiro cuidador das crianças algo muito perfeito.

Eu vejo por mim, quando a minha primeira filha nasceu, a mãe era a pessoa que trazia o sustento para casa enquanto eu trabalhava em casa, cuidando da criança e da própria casa.

Não vou aqui dizer que é algo que seja maravilhoso, porque não o é…

Desde a solidão a depressão, o que parece maravilhoso, passa a ser um pesadelo.

Não vos vou dizer que os homens sofrem mais que as mulheres em casa, mas digo-vos que apesar de a vida de uma mulher hoje em dia e sempre foi uma vida de batalha num mundo dominado por homem, já torna a vida da mulher pesada seja em casa como dona de casa como lá fora como profissional, agora imaginem as duas coisas.

Pois o pai que fica em casa, não é uma moda, mas sim uma mudança nos tempos. Quando uma criança nasce numa família nova de novos pais, a sempre o desejo e a conversa como será daqui para a frente.

Nos Estados Unidos, não só cresceu este movimento de pais, como hoje em dia podemos encontrar, até instituições, comunidades que estão abertos em ajudar estes pais.

Sim ajudar! Não pensem que é fácil.

Nos US podemos até encontrar New Dad Boot Camp, que é um campo que ajuda os futuros ou novos pais a lidarem com o dia a dia em casa.

Você até pode se perguntar, que problemas têm os pais que ficam em casa a cuidar dos filhos?

Se for um leitor assíduo do blog poderá encontrar, vários posts que falam sobre esses problemas. Como a depressão, a vergonha, a falta de prática, e a solidão.

Eu falo muito sobre a solidão porque, esse assunto abrange muito coisa, desde os problemas de relação entre a esposa e o marido que fica em casa.

Mas hoje o que interessa neste post, é que temos de encarar de uma maneira normal, esta mudança na nossa era… Os pais também podem ficar em casa e ser donos de casa. E vemos isso como por exemplo, hoje em dia vemos mais pais nos parques com os filhos, vemos mais pais a levarem os filhos a escola e a fazerem parte do dia a dia na educação escolar dos seus filhos.

Mas como sei que haverá novos pais a lerem este post quero que saibam algumas das coisas que poderiam se deparar com o estatuto de Pai que Fica em Casa.


468840027

  1. Fica difícil em festas ou quando estão com os amigos: E bom planear uma desculpa com a sua esposa, porque muitas da vezes quando estamos em festas e conhecemos pessoal novo, vem sempre à baila a pergunta “o Que Faz?”… Pois! A sempre a possível resposta – não faço nada. Que poderá dar algumas gargalhadas, mas também essa é a resposta que traz muitas mais perguntas. Por isso é sempre bom planejar um background story com a sua esposa. (Tipo eu sou um online trader. Esta é a resposta que não traz muita pergunta porque sejamos sinceros é um assunto aborrecido.)
  1. Irá sentir mais pressão em casa no seu relacionamento. É muito normal a esposa sentir-se pressionada, seja no trabalho ou em casa, porque ela chega e vê que está sentado no sofá enquanto ela trabalha arduamente para sustentar a casa. O concelho é haver sempre tempo para dialogar, ouvir, falar, entender, apoiar
  1. A sua esposa ou parceira irá pensar no dinheiro de uma maneira diferente. Quando trabalhamos os dois, temos sempre uma tendência de podermos comprar o que queremos quando desejamos  
  1. As pessoas atrofiam quando veem um homem sozinho a tomar conta das crianças.

Claro que se está em casa a cuidar dos filhos e porque a sua esposa confiar essa tarefa a si, e vamos lá esquecer os que os outros pensam, um pai em casa não é um babysitter mas sim um pai em casa, ele consegue tomar conta com o mesmo amor que a mãe toma, porque se nao ligar aos outros e usar de todo o amor e atenção para dar aos seus filhos acredito que a recompensa será maravilhosa.

  1. Sexo — Pois é verdade, por vezes quando o papel se inverte, o sexo também muda, a relação muda, a mulher fica mais cansado sem libido e um pouco deprimida também porque sente a falta de estar com os filhos. Mas isso tudo muda se nos empenharmos na relação, tente fazer coisas com a esposa, uma saída para ir espairecer, ou até mesmo cozinhar para ela, ou preparar um drink. Não exija muito dela, mas tente puxar por ela, como um serão romântico, ponha os meninos mais ceda na caminha e entregue-se a um serão sem telemóvel ou tv, só os dois e algumas velas. O diálogo é muito importante, nunca se esqueça.

Que continuem a ter uma boa jornada.
May the force be with you.
Daddy X

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s